segunda-feira, 30 de maio de 2011

9º Dia de Peregrinação a Santiago

De Sesimbra a Santiago em btt
9º Dia
07-Junho-2010
Vila Nova de Cerveira – Baiona


 Saímos da pousada da juventude onde fomos muito bem recebidos, depois de um belo pequeno-almoço, o relógio marcava as 09:30 e o tempo começava a ameaçar chuva.
Passamos Vila Nova de Cerveira e um pouco a frente viramos para a ponte da Amizade, que nos levou até Espanha, a fim de seguir-mos o caminho monacal até Pontevedra, onde os caminhos se cruzavam novamente.
Eram cerca das 10:00 quando nos encontrávamos sobre a fronteira segundo o GPS.
As setas passaram de amarelas a azuis durante os primeiros quilómetros.
Logo após as primeira pedaladas no pais vizinho, o caminho levou-nos pelo túnel do forte de Goian, com uma vista espectacular que fazia a separação entre a urbanização e a floresta, o que levou a paisagens espectaculares.
Acompanhamos em terras espanholas o rio Minho até bem perto da sua foz, onde seguimos até A Guarda, onde obtemos o carimbo na paróquia local, e recuperamos forças com uns frutos secos.
O caminho levou-nos novamente para junto do mar onde seguimos sempre acompanhados por uma refrescante brisa marítima e umas paisagens Galegas espectaculares.
Quando a fome começava a apertar estávamos já perto de Oiã, onde almoçamos, depois fomos visitar o Mosteiro de Santa Maria de Oiã, que se situa junto ao mar e é rodeado de umas magnificas vistas, onde registamos a nossa passagem com umas fotos.
Sem perdermos o mar de vista o caminho levou-nos por Serrallo, Pedra Rubia e na povoação de As Mariñas, o caminho deixava a beira-mar para atravessar a imponente serra do cabo Silleiro, que se revelou demolidora, na companhia já de alguma chuva que embora fosse pouca vinha acompanhada de vento que seguia em direcção contrária.
Mas como não há subida que não compense do alto da serra do cabo Silleiro, já se conseguia ver Baiona um pouco mais a frente, descemos a serra e saímos um pouco do caminho para visitar a Virxe da Rocha à entrada de Baiona, o que nos proporcionou mais uma vez uma vista espectacular sobre a magnífica Baia e Parador de Baiona, que visitamos logo de seguida.
Recuperamos forças numa esplanada local e seguimos o caminho um pouco mais até ao Hotel Vasco da Gama, que se situa já na saída de Baiona.
Como não poderia deixar de ser este Hotel era de um português que nos recebeu e tratou maravilhosamente bem.
 Os relógios marcavam as 18:30 e os conta-quilómetros tinham registado uns simpáticos 62 km que foram percorridos em 4h:10 m a pedalar.

Vila Nova de Cerveira

Ultima pedalada em Portugal


Primeira pedalada em Espanhã

Um pé em cada pais

Com os pés em Portugal...


Passagem do Túnel


A Guarda


Paisagem


Oiã



Virxe da Rocha




 Com Baiona ao Fundo



Parador de Baiona




Sem comentários:

Enviar um comentário