quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

8º Dia de Peregrinação a Santiago

De Sesimbra a Santiago em btt
8º Dia
06-Junho-2010
Viana do Castelo – Vila Nova de Cerveira

Saímos da Pousada da juventude por volta das dez da manhã, e após um pequeno-almoço sem pressas.
Demos uma volta pela simpática cidade de Viana a apreciar os principais monumentos da cidade aos quais tiramos algumas fotos para mais tarde recordar.
Seguimos as setas que ao saírem da cidade passam bem junto ao monte de santa luzia, mas sem o subir, ainda perguntei ao meu companheiro que queria ir até lá cima para obter o primeiro carimbo do dia, mas a resposta foi negativa.
Continuamos a seguir o caminho que se manteve sempre com alguma elevação que nos proporcionou umas vistas magnificas.
As setas levaram-nos por entre povoações e mato, com uma constante de magníficas vistas sobre o mar, chegamos a Carreço num instante, ai o caminho começa com um constante sobe e desce por vezes bastante técnico e muito difícil, o que fez a chegada a Vila Praia de Ancora uma grande conquista que marca-mos com um almoço numa esplanada local.
Ainda na povoação resolvemos subir um pouco mais para visitar a Capela da Nossa Senhora do Rosario, e apreciar a magnifica vista que se têm de toda a zona abrangente.
Depois da visita e das fotos da praxe descemos o monte e apanhamos o caminho que nos levou para junto do mar sempre por um trilho bastante rolante, embora o vento estivesse sempre de frente.
O caminho em Moledo deixou a beira-mar e um pouco mais a frente já estávamos junto ao rio Minho, onde começamos a avistar a nossa vizinha Espanha.
Caminha foi a cidade que nos acolheu num breve descanso e onde aproveitamos novamente para tirar mais umas fotos.
Seguimos as setas que nos levou pela berma da estrada, até a casa do guarda fiscal de Seixas, dali ao centro o caminho voltou a ficar muito irregular, com as subidas a não darem descanso, mas a proporcionarem uma vista magnifica sobre o rio Minho, sempre com este tipo de caminho lentamente chegamos a Lanhelas onde pedimos agua a um dos habitantes, pois as subidas fizeram com que acabássemos com a nossa agua.
Depois de uma breve conversa com o simpático senhor, seguimos o caminho em direcção a Gondarem.
O caminho não dava tréguas e as subidas e descidas eram uma constante, mas finalmente chegamos a entrada de Vila Nova de Cerveira.
O relógio marcava as 18:30
Ficamos na pousada da juventude onde fomos muito bem recebidos pela simpática senhora que se prontificou para nos ajudar na lavagem das nossas roupas, enquanto nos fomos procurar um restaurante local para jantar-mos.

Percorremos um total de 50, 37 km em 4h:10 m a pedalar






Viana do Castelo





Um pouco do caminho


Vista da Capela da senhora do Calvario

Vila Praia de Ancora




Caminha

Rio Minho

Seixas

Sem comentários:

Enviar um comentário