domingo, 4 de julho de 2010

5º Dia de Peregrinação a Santiago

5º Dia
Mealhada – Albergaria-a-Velha

Saída por volta das nove da manhã, após um belo pequeno-almoço numa pastelaria local que fica no caminho.
Paramos logo depois para reparar um furo na bike do Henrique, o que nos valeu o facto de existir uma bomba de gasolina por perto, que nos poupou bastante trabalho.
O caminho guiou-nos por entre um eucaliptal com trilhos bastante rolantes até Alpalhão e depois pela povoação de Arcos, que antecedeu a Avelãs de Caminho, onde o caminho atravessa a Nacional 1.
Um pouco mais à frente encontramos mais uns peregrinos que também tinham partido de Lisboa rumo a Santiago, mas como se deslocavam a pé já levavam 12 dias de caminho.
Passamos pela zona industrial de Barrô, que por ser feriado estava deserta, o que em certo ponto foi bom para nós.
A chegada a Águeda foi rápida, mas não dispensamos a paragem num café local para repor energias e carimbar as nossas credenciais.
Á saída de Águeda o terreno alterou bastante, voltamos às subidas enormes e com grande inclinação e descidas lentas, mas com vontade e determinação tudo se passou.
A chegada à Trofa deparamo-nos com muitos peregrinos a caminho de Fátima, mas pela berma da movimentadíssima nacional, ainda tentamos convencer um grupo a seguir as setas azuis que fazem o mesmo caminho que nos tínhamos feito até ali, mas em direcção oposta, mas a resposta foi que era por ali que costumavam ir e que desconheciam tal caminho.
A passagem por Pedaçães antecedeu um caminho espectacular digno de um postal, onde aproveitamos para tirar umas fotos. Seguiu-se a passagem pelo rio Vouga e um pouco mais a frente a enorme subida até Assilhó, que com o calor que se fazia sentir foi bastante difícil de percorrer.
Entramos logo a seguir em Albergaria-a-Velha onde o simpático casal Martinho nos esperava ansiosamente em sua casa para um magnífico almoço.
Como a mesa estava farta, e a conversa animada, e a convite de tão simpática família, optamos por ficar por ali a descansar o resto do dia e a contar um pouco da nossa aventura.

Na altura da paragem o relógio marcava as 13h:30m
Neste dia fizemos apenas 46,40 km em 3 horas a pedalar.






Sem comentários:

Enviar um comentário